Início » Matemática Financeira » Cálculo financeiro – custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento

Cálculo financeiro – custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 689 outros seguidores

Blog Stats

  • 150,188 hits

Autor


Vítor Menezes é professor de estatística, lógica e matemática para concursos públicos desde 2005, autor do Blog de Exatas para Concursos e fundador do site Tec Concursos

Olá pessoal!

Tenho recebido mensagens perguntando sobre o assunto “Cálculo financeiro – custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento.”

Trata-se de um assunto presente em editais do Cespe, e que será cobrado novamente agora no concurso da Caixa Econômica Federal.

Fiz então este vídeo abaixo, mostrando os principais tipos de questão. Evidentemente, o objetivo não é esgotar o assunto, apenas mostrar o que é mais comumente cobrado em provas.

Aproveitando a deixa, elaborei um curso completo de matemática financeira, disponível no Tec Concursos. O material começa em porcentagem, passa por juros e descontos, equivalência de capitais, rendas, amortizações, entre vários outros temas, indo até análise de investimentos. O material teórico é acompanhado de mais de 800 questões comentadas. Para conhecer, clique aqui.

Sem mais delongas, vamos ao vídeo de hoje:

 

About these ads

5 Comentários

  1. silvio romerio disse:

    Olá professor, estava assistindo alguns videos de matemática e acabei encontrando um dos seus, gostei muito de suas explicações e gostaria de lhe fazer uma pergunta. Como é que eu faço pra calcular o valor da parcela 23 ou outra qualquer no sistema de amortização francês SAF? A banca
    disponibiliza alguma tabela pra se fazer o calculo ou tem alguma regra?

  2. silvio romerio disse:

    Olá professor, estava assistindo alguns videos de matemática no youtube e acabei encontrando um dos seus, gostei muito de suas explicações e gostaria de lhe fazer uma pergunta. Como é que eu faço pra calcular o valor da parcela 23 ou outra qualquer no sistema de amortização francês SAF? A banca
    disponibiliza alguma tabela pra se fazer o calculo ou tem alguma regra?

    • vitormenezes1 disse:

      Ol

      No sistema francs as parcelas so todas iguais entre si (P1 = P2 = P3 =… = P23)

      O clculo varia caso a caso. A situao tpica, presente em 90% das questes, a da srie postecipada. Neste caso, multiplicando o valor da parcela P pelo fator de valor atual “a”, obtemos o valor financiado (A).

      Pa = A

      A prova vai – ou te dar o fator de valor atual (a), por meio de uma tabela financeira (a Esaf e a FCC sempre fazem isso) – ou te dar informaes para que voc mesmo calcule. Neste segundo caso, vc precisa ter gravado a frmula (o Cespe sempre faz isso)

  3. Olá professor, ótima aula, estava com dúvida nesse assunto mesmo, e me esclarecestes muito bem, porém me deixou com uma outra dúvida. Como faço para saber em questões como essa última do vídeo que realizou, se é composta ou simples, pois a formula do montante utilizada na última questão foi a de juros compostos. Procurei por alguma “pista” no enunciado mas não obtive êxito. Desde já, muito agradecido pelas explicações.

  4. Ana Carolina disse:

    Olá professor, essas aulas foram ótimas, salvou a minha vida! Valeu pela ajuda! :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 689 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: